quarta-feira, 26 de março de 2008

Creches fazem manifestação na frente da PBH

Ontem:

Creches de Belo Horizonte podem parar

Hoje em Dia, p.15 – Jáder Rezende, 25/03/08

O Movimento de Luta Pró-Creche (MLPC), promoveu hoje (25/03), às 9 horas, em frente à sede da Prefeitura de Belo Horizonte, uma manifestação para reivindicar aumento de 54% nos repasses às 194 creches conveniadas com o poder público municipal. A prefeitura oferece reajuste de 10% nos repasses, sendo 5% em maio e o restante em novembro. Além da manifestação, o MLPC convocou todas as creches conveniadas para uma paralisação geral hoje. Se não houver acordo entre a prefeitura e o MLPC, mais de 21.500 crianças, de zero a cinco anos, poderão ficar sem atendimento por tempo indeterminado.

Hoje:

DOM 26/03/2008

PREFEITURA REAJUSTA EM 20% O REPASSE A CRECHES CONVENIADASA

Prefeitura vai reajustar em 20% o repasse de recursos financeiros à rede de creches conveniadas com o Município. O novo reajuste, com percentual bem acima da inflação e do aumento do salário mínimo, será dividido em duas parcelas, com 15% aplicados a partir de 1º de maio e 5% em novembro. Atualmente, 194 instituições de educação infantil da capital estão conveniadas com a administração municipal e atendem a 21.239 crianças de até cinco anos e seis meses. De 2003 a 2007, a média de reajuste dos repasses à rede conveniada foi de 75% e, com o novo percentual, o investimento anual passa a ser de R$ 24 milhões.Os recursos são transferidos mensalmente às instituições, com valores per capita e diferenciados, considerando a idade das crianças e o atendimento oferecido: integral ou parcial. (...)

quarta-feira, 19 de março de 2008

Coletivo da Educação Infantil

Data: terça-feira, 1 de abril de 2008
Hora: 18:30
Local: Sind-Rede/BH

A pauta foi montada na última reunião.

Pauta:

1. Eleição de vice-direção de UMEI
retorno dos encaminhamentos e definição das próximas ações

2. Extensão de Jornada
discussão e definição das estratégias

3. ACPATE

4. Isonomia / reenquadramento no plano de carreira dos professores

Aguardamos vocês lá!!!

sábado, 15 de março de 2008

O que os Professores devem aprender nesse novo século para a Educação.

Éden Arcanjo

O professor Celestino Alves da Silva Junior em um de seus ensaios maravilhosos sobre a escola pública já nos alertava: “a escola pública também se encontra impregnada pela lógica da organização capitalista do trabalho”.

Força dos movimentos sociais

Anestesiamento dos militantes

Espaços vazios

A estrutura das coalizações

quarta-feira, 12 de março de 2008

Cargo Técnico?

Respondendo à Juliana

Bem de acordo com o estatuto do servidor municipal
Art. 193 - Para os efeitos do disposto no art. 190
( que trata da acumulação de cargos), entende-se:

I - por cargo técnico aquele para cujo desempenho exige-se especialidade técnica
definida, dispensado o diploma de nível superior;

Por isso a PBH vive afirmando que nosso cargo é tecnico, pois só exigiu o magistério. Mas isso não nos exclui da carreira do magistério como muitos pensam. Nosso cargo é técnico e também somos da carreira da educação, só não somos professores.
Mas acredito que a PBH não vai encrencar com isso, pois a Constituição diz que pode haver acúmulo de cargos se houver compatibilidade de horários. Sem contar que o problema do intermediário será parcialmente resolvido com quem tiver 2 BMs na educação infantil.
Para saber maissobre isso consulte os estatuto do servidor artigos 190, 191 e 192
e a Constituição Federal, capítulo da Administração Pública, artigo 16
É muito importante fazer a inscrição no concurso quem tem vontade de ter outro BM, pois se houver problemas futuros a equipe jurídica do sindicato pode entrar na justiça e garantir nossos 'direitos', mas quem não tentar agora terá de esperar pelo menos 4 anos até que abram novo concurso....
Abraços,
Cris

segunda-feira, 10 de março de 2008

Concurso Educador Infantil

Oi, gente!

No DOM do dia 08/03 foi publicado o edital do concurso de educador infantil.
Quem tiver interesse, dê uma olhada!

Abraços,
Thaís

sábado, 8 de março de 2008

Eleição de vice diretores de UMEIS: um pedido de socorro da UMEI São Gabriel

Gente,

a diretora da UMEI são Gabriel está de licença médica por 2 meses e provavelmente vai se aposentar ao final da licença. A escola núcleo quer indicar 3 professores para ocupar a vaga, a regional deve indicar 1 ou duas candidatas e nós queremos que a substituta seja uma educadora infantil, é claro. Já indicamos o nome da nossa coordenadora para o lugar e agora vai começar a guerra.

Quero pedir o apoio de vcs nessa batalha. Quem puder enviar uma cartinha de apoio, um fax pra escola apoiando nossa decisão e pedindo que a escola núcleo nos apoie, será mais que bem-vindo...

O nome da nossa candidata é Raquel Leal da UMEI São Gabriel, é claro. A escola núcleo é EM Oswaldo França Júnior, regional nordeste e o numero do fax é o 3277 6754 ou 6741. Os dois são da escola. Escrevam em nome das UMEIS de vcs ou pequenos grupos que se encontram nos horários de projeto. Quanto mais cartinhas recebermos maior será a nossa força e se conseguirmos vencer esta batalha as eleições do final do ano serão mais fáceis em todas as UMEIS.

Espero contar com o apoio de todas, viu? E todos também.
Abraços,Cris.

Calendário de atividades aprovado na Assembléia do dia 07/03

Atenção para as alterações!

Atividade: reunião com os trabalhadores em laudo médico
A comissão instituída irá se reunir e marcará uma reunião com todos os professores em laudo médico.

Atividade: reunião dos auxiliares de biblioteca e secretaria
Dia: 13/3
Horário: 08h
Local: sindicato

Atividade: reunião do coletivo da educação infantil
Dia: 13/3
Horário: 18h30m
Local: sindicato

Atividade: reunião com o ensino médio, regular noturno e EJA
Dia: 14/3
Horário: 18h30m
Local: sindicato

Atividade: Curso Formação para Auxiliares do Caixa Escolar (1 representante por escola)
Dia: 15/03 Sábado
Horário: De 9h às 17h
Local: Sindicato

Atividade: Coletivo de Inclusão
Dia:18/3
Horário: 14h
Local: sindicato

Atividade: Reunião com os Conselheiros Municipais representantes dos trabalhadores em educação, pais e alunos.
Dia: 20/03
Horário: 18h
Local: Sindicato

Atividade: "Um Abraço ao Marconi" - atividade desenvolvida pelos alunos da escola em defesa da escola
Dia: 25/03
Horário: 7h
Local: Escola Marconi

Atividade: reuniões de representantes
Dia: 26/03
Horário:8h 14h 18h30m
Local: sindicato

Atividade: reunião com as escolas do Projeto 33
Dia: 03/04
Horário: 9h
Local: sindicato

quarta-feira, 5 de março de 2008

O que aprendemos com nossa forma de educar 2

Eden Arcanjo

Mario de Andrade
“Devemos aprendermos com os erros do passado e não a repetir os mesmos erros no presente ou no futuro”

trânsfuga = traição.

terça-feira, 4 de março de 2008

Assembléia Geral dos Trabalhadores em Educação

Dia: 07 de março de 2008, sexta-feira
Horário: 14h
Local: Hórion

PARALISAÇÃO PARCIAL

Pauta:Votação da Pauta da Campanha Educacional Salarial 2008
Pendências da Campanha 2007

O sindicato implementará as decisões aprovadas nesta Assembléia, portanto é extremamente importante a presença de todos(as) os(as) Trabalhadores(as) em Educação.

Não deixem de comparecer!

domingo, 2 de março de 2008

Pauta de Reivindicação Educação Infantil

Oi, gente! Segue abaixo as reivindicações específicas da ed infantil no ano de 2008. Espero comentários, acréscimos, debates sobre o assunto, assim poderemos encaminhar o que realmente queremos.

Há outras reivindicações da categoria como um todo. Estas eu não postei aqui ainda.

Abraços,
Thaís


autonomia das UMEIS: desvincular as UMEIS das escolas (garantir direção própria);
isonomia salarial da educação infantil com os professores;
Unificação da carreira dos educadores infantis à dos professores municipais;
respeito à gestão democrática;

garantia do direito das Educadoras Infantis se candidatarem à direção das unidades a que estiverem vinculadas e garantia de posse das eleitas;
Progressão imediata dos trabalhadores que já possuem este direito;
publicação dos resultados da Avaliação de desempenho;
Fim da jornada complementar e garantia de extensão de jornada para a educação infantil;
Universalização do atendimento na educação infantil, garantindo a todas as crianças o direito à educação infantil.
Garantia de vaga na educação infantil aos filhos/as dos/as servidores/as da PBH.

sábado, 1 de março de 2008

O que aprendemos com “nossa” forma de educar?

Eden Arcanjo.

Ao ler um artigo publicado no “Jornal Estado de Minas”, de autoria de nosso cabotino colega professor Vereador Carlão Pereira, fui tocado de forma profunda e decidir aquilatar tão acólito texto, que trata de uma qualidade revel de nossa educação.
Sabendo que a educação não é um ser inerte, tenho convicção que seu movimento dentro das instâncias sociais é cabal. De forma hegemônica, portanto posso dizer, com certa euforia, que seu uso cabe a qualquer um ou lugar, não delimitando aos anais da escola sua assimilação, compreensão, aprendizagem e uso. Ter Educação no entanto não é apenas deter conhecimento cientifico sobre determinado assunto, mas se aproximar de valores éticos e morais positivos e saber reconhecer os padrões negativos que podem copular junto à personalidade de um sujeito ou sociedade e entre aqueles que o cercam. Tentar percentualizar este conceito no mínimo é antagônico. Isso porque ele incorpora uma série de outras categorias e conceitos percucientes.
Certa vez, lendo uma revista de grande conceito no meio acadêmico, descobri que os números expressam muito mais do que chamamos de concreto e percebemos como real. A autora, com certa autoridade, convencia aos leitores que os números os remetiam a um passado de ações e de percepções presentes nas transformações humanas que se constroem e se destroem em proporções inimagináveis, assim, quando se vive um futuro de proporções e quantificações muitas das vezes sobre um único olhar, esconde-se outras verdades. Então os números apenas não instigam aos seus usuários, mas trazem consigo histórias. Talvez seja por isso que quando chocamos as duas realidades “Professor Estado” e “Professor Município” encontramos disparates e aproveitamos para dizer ainda outros de maiores proporções, quando é claro não queremos ver as outras verdades e/ou negar a história desses dados numéricos.
Ora, devemos aprender com o passado! E o passado disse não, a atual forma de ensino adotada a quase 15 anos pela PBH. Não houve engano, simplesmente erro... Mas ainda resta esperança, pois apenas os tolos vivem de soberba surda, platônica e “esbabacada” pelo resto de suas vidas. E para que essa esperança se idealize, é necessário que não se abra apenas os olhos, mas que se venha propelir: os ouvidos, as mãos e todos demais órgãos do corpo humano para essa indébita tragédia.
E se as mudanças ainda continuam inertes, foram as soluções ou como elas foram gerenciadas diante de um mundo em constante movimento que geraram esta crise de insistência paradoxal que os professores no meu entender estão inculpados. E se é perceptível ou não que o autoritarismo insurgente deste governo ou se qualquer outro pode gerar algum tipo de liberdade, estamos insurgindo contra a nossa própria bandeira estadual. Principalmente se acharmos que a democracia em algum momento da história pode alcançar o lume da irresponsabilidade.
Talvez, portanto fique a nosso cargo relembrar que somos seres sociais e que aprendemos nas nossas relações. Os estudantes, creio eu, estão cientes das mazelas incontestes diante de seus professores, que tentam desanimar-lhe, adoecer-lhe, de ações assédiosas na dolorosa profissão e de roubar-lhe seus direitos de ser o que ele é e de ter o que lhe é cabido. Quando percebem que aqueles que deveriam estar sonhando seu futuro junto com eles vivem uma realidade de pesadelos, aprendem que a perversidade é fato.
Quando sabem de paralisações, greves, perseguições e punições, percebem que o mundo não esta tão tolerante como às vezes se ouve por aí. Quando não tomam nossa profissão como modelo em suas vidas e lembrança bem vinda, sabem que a única coisa que temos para oferecer-lhe é o conhecimento científico. E todos nos sabemos que ser professor é muito mais que isso.