terça-feira, 3 de junho de 2008

Outro segmento desta categoria que sofre com o descaso da PBH

Cursos de Pós-Graduação:uma das provas de desvalorização do trabalho dos auxiliares


A formação dos profissionais da educação deveria ser prioridade para a SMED, no entanto as políticas de formação são geralmente dirigidas a alguns cargos, deixando vários profissionais de fora da possibilidade de aperfeiçoamento e de reflexão sobre a sua prática. Uma das provas desta distinção e preconceito por parte da administração municipal pode ser verificada por meio das correspondências abaixo. Nelas uma auxiliar de secretaria insiste em participar do curso de pós-graduação da UFMG e, apesar de haver vagas, é ignorada e depois, por sua insistência, recebe mais um “não” da prefeitura, que ainda diz: "sua situação funcional não se adequa aos critérios estabelecidos..". A situação desta servidora é o cargo que ela ocupa? Auxiliares de secretaria, assim como os de biblioteca e de escola, são Trabalhadores em Educação que desenvolvem projetos significativos nas escolas, muitas vezes projetos de cunho pedagógico, que não se estendem pela rede por falta de apoio e incentivo da própria PBH. Vejam como foi a tentativa desta servidora de participar de um dos cursos oferecidos pela prefeitura:

Em Seg, Novembro 26, 2007 14:25, “KMBR” escreveu:
Boa tarde!
Pedi autorização para inscrever-me na Pós Graduação e já estou com toda a documentação pronta. Queria saber se podem dar a resposta por e-mail ou se terei que ir aí pessoalmente. Se tiver que ir na SMED não há problema algum, no entanto, o prazo para inscrever-se é até sexta dessa semana.
Muito obrigada,
KMBR

Date: Tue, 27 Nov 2007 20:54:48 -0300
From: …@yahoo.com.br
Subject: Re: e-mail

Cara Rosa,
as inscrições terminam depois de amanhã, mas até agora não obtive nenhuma resposta. Será que quem cala, permite? Quero muito participar do processo, sexta feira pretendo levar os documentos necessários para o sorteio na UFMG/FAE.
Por favor, interceda por mim!
Obrigada,
K.

rosavani@pbh.gov.br escreveu:
Prezada K, estou recebendo o seu e-mail pela primeira vez e não sei qual o tipo de autorização você se refere, por favor, entre em contato por telefone: 8594 ou 8593.
Atenciosamente,
Rosa Vani Pereira

KMBR <…@yahoo.com.br> escreveu:
Cara Rosa,
segue, abaixo, o e-mail anteriormente enviado.
Muito obrigada,
K.

Belo Horizonte, 22 de novembro de 2007.
Cara senhora Macaé Maria Evaristo
A formação contínua dos profissionais da educação é um fator crucial para efetivação de todas as políticas e também um direito do trabalhador em educação.
O profissional em contínua formação está em condição de prestar um serviço melhor e de maior qualidade à Instituição na qual atua.
A educação não é feita apenas de determinado (s) profissional (ais). Para que ela atinja os resultados desejados é necessária real integração de todos os profissionais em serviço. É interessante que todos colaborem entre si, buscando a melhoria do resultado final em conjunto, e não individualmente. Quando há a colaboração de todos aumenta-se enormemente a chance de realização de um excelente trabalho. É difícil citar, nos dias de hoje, grandes feitos individuais. As maiores realizações históricas geralmente resultam de esforços de muitos profissionais que souberam trabalhar em equipe.
Sendo assim, venho por meio desta, solicitar autorização para também concorrer às vagas de pós-graduação, que atualmente são oferecidas somente aos profissionais ocupantes dos cargos de professor, educador infantil e pedagogo. A inscrição para o sorteio começou hoje e irá até o dia 30/11/2007. Preencho todos os requisitos do edital, sou servidora estável desde 01/06/2007, conforme publicação do DOM de 12/09/2007, atuando na UMEI (…) com a Educação Infantil, muitas vezes diretamente pois, nas UMEIs, todos têm contato com as crianças. Sou formada em Letras pela UFMG, com licenciatura em Português e Espanhol, estou totalmente inserida nos projetos e demais atividades da escola como um todo, tenho disponibilidade de tempo para estudar, apresentei excelente histórico escolar durante a graduação que concluí no ano passado e, só não cursei uma POS Graduação ainda porque com o salário de auxiliar de secretaria e de professora de espanhol tenho que arcar com todas as despesas sozinha, pois minha família reside no interior e vim sozinha para Belo Horizonte para estudar, quando ingressei na Universidade Federal, em 2002. Por ter passado no concurso da PBH, por aqui fiquei na esperança de poder continuar os estudos. No ano passado, soube da seleção e confesso minha decepção ao sentir e ser, uma mais vez, excluída dos benefícios que a PBH oferece aos profissionais da EDUCAÇÃO, simplesmente por causa do cargo que ocupo. Injusta é essa situação: só fazemos parte do quadro dos profissionais da EDUCAÇÃO na teoria, não há nenhuma política voltada para nós, somos excluídos de todas as vantagens, desde um mero recebimento de agenda ou revista até mesmo do direito de concorrer ao sorteio de vagas para POS Graduação. Decidi que no próximo processo tentaria participar e disseram-me que a única maneira seria com uma autorização sua e, desde julho do ano passado, essa idéia não me sai da cabeça.
Auxiliares de secretaria escolar têm, em sua grande maioria, formação superior, e também precisam sentir-se integrados em direitos e obrigações como os demais profissionais da área educação, uma fez que fazemos parte da escola, trabalhamos por ela e, muitas vezes, dedicamos o melhor de nós a esse trabalho durante as seis horas diárias que o exercemos. Na maior parte das vezes, esse é o único trabalho ao qual se dedicam esses profissionais que, se também tivessem o direito de aprimorar seus conhecimentos, certamente trariam maiores retornos à comunidade escolar interna e externa.
Certa de sua compreensão, desde já agradeço.

KMBR BM …

SMED escreveu:
Prezada professora K,

O edital é bastante claro no que tange aos critérios para a inscrição e, muito embora saibamos de seu interesse sua situação funcional não se adequa aos critérios estabelecidos.
Sendo assim não nos é possível autorizar a sua inscrição.
Certos de sua compreensão, despedimo-nos atenciosamente.
Rosa Vani Pereira

Nenhum comentário: